As práticas de governança corporativa têm ganhado maior evidência nos últimos anos, principalmente em função da necessidade de fortalecimento de seus princípios básicos: equidade, prestação de contas, cumprimento de leis e transparência. Notadamente em relação a este último, o relacionamento das empresas com os investidores apresenta-se de vital importância no atual contexto de fortalecimento da governança corporativa praticada pelas empresas.
Este é um estudo descritivo de natureza qualitativa realizado a partir da análise da performance das ferramentas de atendimento virtual ao investidor praticadas pelos bancos múltiplos listados na Bovespa, quer seja em níveis diferenciados de governança corporativa, quer seja no mercado tradicional.
Os principais resultados indicam a maior utilização das seguintes ferramentas: site, e-mail, formulário eletrônico para submissão, FAQ, mapa do site e videoconferência. Pôde-se observar também que os bancos múltiplos listados em níveis diferenciados de governança corporativa têm melhor desempenho em relação aos bancos múltiplos listados no mercado tradicional.
Tal constatação deriva do fato de que, no caso dos dez bancos múltiplos do mercado tradicional verificados, nove ocuparam as últimas colocações na pesquisa de campo efetuada entre os vinte e cinco bancos múltiplos analisados.
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