O planejamento da sucessão familiar da empresa rural já começa a fazer parte do dia a dia do pecuarista da Baixada Cuiabana, Arno Schneider, 70. Ele e o filho, Carlos Eduardo Schneider, participaram do Programa piloto “Governança e Sucessão Familiar”, idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com apoio da Universidade de São Paulo, por meio da Fundação Instituto Administração (USP/FIA).
O programa visa o desenvolvimento de herdeiros, sócios e gestores para lidar com os desafios da longevidade das empresas rurais familiar. As aulas tiveram início dia 24 de agosto e se encerram neste mês, completando as 64 horas de carga horária. “Os professores altamente qualificados mostraram de forma interessante, com muita didática, assuntos que muitas vezes são de difícil compreensão como tributação e contabilidade”, lembrou o pecuarista. “O curso foi excelente, abriu minha cabeça para o assunto e já estamos planejando como colocar os ensinamentos em prática”, revelou. “Fiquei surpreso com o Sucessão Familiar e indico para todo produtor, afinal toda empresa familiar passar por essa etapa”, completou.
Segundo o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o sucesso do primeiro programa irá se repetir nas próximas edições do Sucessão Familiar, programadas para ter início em abril de 2013. “Buscamos nomes de renome para ministrar as aulas. Eles são mais do que palestrantes, são consultores experientes que pensam na propriedade como empresa rural e que atendem de fato a necessidade dos produtores”, avaliou. “Para se ter uma ideia do sucesso desse programa abrimos 30 vagas para a primeira edição e por causa da grande procura precisamos abrir mais vagas”, revelou. “A turma foi formada por 34 participantes e 100% deles concluíram o treinamento, o que revela que o Sucessão atendeu a expectativa dos produtores”, disse Mattosinho.
A mobilização das novas turmas conta com a parceria da Aprosoja, AMPA e Famato. Interessados podem buscar informações na Famato pelo telefone 3928-4451 ou no Senar pelo telefone 3928-5825.
No corpo docente do curso estão os consultores da Stracta Tiago Fischer e Uriel Rotta, o conselheiro Cláudio Pinheiro Machado, e os parceiros Ricardo Velloso, Gustavo Passarelli e Ana Rita Schlatter.